quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gonçalves - Entre Vales e Serras

A Serra da Mantiqueira, que em Tupi significa "Gota de Chuva", guarda verdadeiros tesouros naturais!!!


Gonçalves, integrante do Roteiro das Serras Verdes do Sul de Minas é uma cidade com relevo acidentado, com altas montanhas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos ribeirões compõem a belíssima paisagem local!

A Cachoeira do Simão possui uma queda de aproximadamente 7 metros, disposta em dois "degraus" e deságua num ótimo poço para banho! Depois ela segue estreita, em um pequeno Cânion e passa sob a ponte da estrada.



Também há outras cachoeiras por lá, como a da Sete Quedas, da Neca, da Araucária, dos Henriques, Fazendinha, entre outras.

Dentre vários picos e pedras como o São Domingos, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, Pedra do Cruzeiro, escolhi falar dobre a Pedra do Forno.

Para alcançar seus mais de 1900m de altitude percorremos uma trilha que se inicia em um pequeno riacho, samambaiaçus e araucárias também fazem parte do visual. No trecho final há uma via ferrata (degraus de ferro chumbados na pedra) para auxiliar na subida!


Em seu topo existe uma capela em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e toda Sexta Feira Santa é feita uma procissão até lá!


Do cume podemos avistar o Vale do Paraíba e cidades vizinhas do Sul de Minas, um show da mãe natureza, apesar do dia estar meio fechado!


Almoçamos no charmoso Restaurante do Zé Ovídio, localizado no pé da Pedra do Forno. Deliciosa comida feita no fogão a lenha! Depois da trilha bate uma fome, né! O melhor é que podemos comer à vontade!!! 


Confiram valores e próximas saídas!

whats 11 974535850 | E-mail: trilhegal@gmail.com

Curtam: https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


Sete Barras, localizada no Vale do Ribeira, possui paisagens incríveis, natureza muito preservada e cachoeiras de tirar o fôlego. Povo hospitaleiro, comidinha caseira e muitas frutas diferentes encontraremos por lá!!! A principal atividade econômica da cidade é a agricultura (banana e palmito pupunha).

A origem de seu nome vem de uma lenda, que conta que um explorador Espanhol enterrou 7 barras de ouro às margens do Rio Ribeira do Iguape e até hoje sua localização é desconhecida.

Região riquíssima em recursos hídricos, mas pouco explorada pelo ecoturismo, ainda mantém sua característica de cidade do interior.

Uma das principais cachoeiras é a do Rio Quilombo, onde o acesso é através de uma das portarias do Parque Intervales, mas a queda localiza-se no Parque Carlos Botelho. É composta por 2 quedas diferentes e um poço ótimo para banho!!!

Primeira Queda do Rio Quilombo

Segunda Queda do Rio Quilombo

Poço do Rio Quilombo
A Cachoeira do Travessão ou Cachoeira Alta também é uma boa pedida!!! Os mateiros de lá contam que a exploração aurífera era muito forte na região e no Rio Travessão, em locais mais distantes, ainda acham bateias, valas e garrafas do século XIX.

Cachoeira Alta

Rio Travessão
A Pousada Rural do Geraldo é cercada de Mata Atlântica e plantações feitas através do sistema agroflorestal, utilizando espécies arbóreas para reflorestar áreas degradadas. O Rio Preto corta sua fazenda, formando vários poços para banho, mas o mais fascinante é o Poço do Gato!!!

Pousada do Seu Geraldo
Poço do Gato
As refeições na pousada são feitas com ingredientes locais e são de dar água na boca! Creme de palmito, palmito assado, lasanha de palmito, banana frita, suco de graviola e maná cubiu, geléias e polpa do açaí da Palmeira Jussara são alguns exemplos. Quer conhecer esse lugar incrível e provar essas delícias né!!! Tenho certeza que será uma ótima escolha de roteiro!!!

Confiram valores e próximas saídas!

whats 11 974535850 | E-mail: trilhegal@gmail.com

Curtam: https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/