quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gonçalves - Entre Vales e Serras

A Serra da Mantiqueira, que em Tupi significa "Gota de Chuva", guarda verdadeiros tesouros naturais!!!


Gonçalves, integrante do Roteiro das Serras Verdes do Sul de Minas é uma cidade com relevo acidentado, com altas montanhas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos ribeirões compõem a belíssima paisagem local!

A Cachoeira do Simão possui uma queda de aproximadamente 7 metros, disposta em dois "degraus" e deságua num ótimo poço para banho! Depois ela segue estreita, em um pequeno Cânion e passa sob a ponte da estrada.



Também há outras cachoeiras por lá, como a da Sete Quedas, da Neca, da Araucária, dos Henriques, Fazendinha, entre outras.

Dentre vários picos e pedras como o São Domingos, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, Pedra do Cruzeiro, escolhi falar dobre a Pedra do Forno.

Para alcançar seus mais de 1900m de altitude percorremos uma trilha que se inicia em um pequeno riacho, samambaiaçus e araucárias também fazem parte do visual. No trecho final há uma via ferrata (degraus de ferro chumbados na pedra) para auxiliar na subida!


Em seu topo existe uma capela em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e toda Sexta Feira Santa é feita uma procissão até lá!


Do cume podemos avistar o Vale do Paraíba e cidades vizinhas do Sul de Minas, um show da mãe natureza, apesar do dia estar meio fechado!


Almoçamos no charmoso Restaurante do Zé Ovídio, localizado no pé da Pedra do Forno. Deliciosa comida feita no fogão a lenha! Depois da trilha bate uma fome, né! O melhor é que podemos comer à vontade!!! 


Confiram valores e próximas saídas!

whats 11 974535850 | E-mail: trilhegal@gmail.com

Curtam: https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/

Um comentário: