terça-feira, 29 de março de 2016

Frutas exóticas são aquelas que não são originárias do Brasil e que foram trazidas principalmente pelos Portugueses no século XVI e até mesmo inseridas no século XX. Muitas vezes percorremos trilhas e nos deparamos com essas frutas e acreditamos que são brasileiríssimas, mas não são!



1- Abacate: originário do México e apreciado pelos Astecas, foi disseminado há séculos na América Central e norte da América do Sul. Trazido da Guiana Francesa para o Brasil no início de 1800. Alguns registros contam que o rei D. João VI plantou a primeira muda no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.





2- Acerola: Nativa das Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Trazida para o Brasil na década de 50 por uma professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Estado onde ele foi introduzida.





3- Banana: sua origem é incerta e causa discussão entre pesquisadores. Há relatos de 600 a.C. sobre bananas na China, provavelmente daí se espalhou pela Índia e Africa. Outra linha de pensadores afirmam que no Brasil já existia bananas, as chamadas banana da terra.




4- Carambola: originária da Índia, foi inserida no Brasil em 1817, primeiramente no estado do Pernambuco, mas hoje pode ser encontrada em todo território. Atenção: Pessoas com insuficiência renal crônica não podem comer carambola, pois esta fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelos rins destas pessoas, ficando retida no organismo e atingindo o cérebro, podendo induzir crises de soluços, vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões prolongadas, coma e levar inclusive, à morte. Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer.



5- Coco: origem também incerta, uns dizem que é nativo da Ásia, outros África. Mas o coqueiro foi introduzido no Brasil pelos portugueses em 1553 no estado da Bahia, vindo das ilhas de Cabo Verde.









6- Jaca: provavelmente originária da Índia, mas no século XVI já era bem difundida no sul e sudeste da Ásia. Trazida para o Brasil entre os séculos XVII e XVIII e foi plantada quase que simultaneamente em quase todo território.









7- Limão Rosa (Limão Cravo ou Limão Bode): origem provavelmente indiana, do enxerto entre o limão e tangerina ou cidra e tangerina. Chegou no Brasil com os portugueses no século XVI.










8- Manga: nativa da Ásia, principalmente Índia e Sudeste Asiático. Trazidas pelos Portugueses por volta de 1700, foi inserida primeiramente na Bahia e depois por todo o Brasil.










9- Mamão: provável origem do sul do México e Nicarágua. Trazido pelos portugueses no século XVI. Curiosidade: o Brasil é o maior produtos e exportador de mamão do mundo!





10- Melancia: originária da África e o primeiro registro de colheita de melancia ocorreu há 5000 anos no Egito. Foi introduzida no Brasil no século XVI por escravos africanos.

Cachoeira do Refúgio




O acesso para a Cachoeira do Refúgio, que é bem restrito, localiza-se no extremo sul da cidade de São Paulo! 
Essa cachoeira fica protegida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar! Inclusive, seu nome real não será divulgado. A Equipe Trilhe Garantindo a Liberdade escolheu esse nome, pois muitas vezes precisamos de um local reservado para fugir da correria desse mundão!!!



Venham deliciar-se num ambiente totalmente preservado e em águas calmas e cristalinas! A trilha possui nível intermediário, com aproximadamente 6 km de extensão (ida e volta) e tempo de percurso previsto é de 2:30 h.

Consulte próximas saídas!

Whats: 11 97453 -5850
E-mail: trilhegal@gmail.com
https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/





domingo, 27 de março de 2016

Taturanas

Taturana não urticante
NÃO encoste se não souber identificar as espécies
Taturana, do Tupi: tatá + rana: semelhante ao fogo. 

As taturanas urticantes possuem cerdas agudas e resistentes, contendo glândulas produtoras de veneno, que servem para se defender contra o ataque de outros animais. Essas lagartas que podem causar queimaduras na pele são larvas de mariposas (borboletas noturnas, de um modo geral).  Mas nem todas lagartas de mariposa são urticantes.

A Lonomia obliqua possui veneno tão potente que pode causar a morte por hemorragia. Essa espécie é mais encontrada no Sul do Brasil. Devido ao aumento com acidentes dessa taturana, o Instituto Butantan desenvolveu o Soro Antilonõmico.  

Lonomia obliqua - Taturana Assassina

As lagartas de borboletas não são venenosas para o homem.


Lagarta da Borboleta Monarca

Tratamento:

Lavar rapidamente com água abundante e aplicar gelo no local. Se o caso se agravar, procurar um hospital.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Curucutu - Trilha do Mirante

Venham conosco conhecer esse lugar sensacional!!! 

Curucutu é um dos maiores núcleos do Parque Estadual Serra do Mar e abrange 4 municípios: São Paulo, Juquitiba, Mongaguá e Itanhaém. Foi criado a partir da antiga Fazenda Curucutu, desapropriada em 1958, quando a principal atividade realizada em seus limites era a produção de carvão vegetal.

Afinal, o que significa Curucutu?! Há duas versões interessantes para o nome. 

A primeira versão é o nome dado pelos Guaranis a um tipo de coruja, provavelmente a Corujinha do Mato. O nome é a onomatopeia de seu canto, clique na foto para ouvir!


A segunda versão, mais questionada, é uma lenda onde um menino indígena, montado numa anta, corria com uma zagaia (tipo de lança) na mão, espantando a caça dos caçadores. Do Tupi "Kurumi" + "Kutuk¨", menino que cutuca "Kurukutu". Surpresos?! Isso mesmo, o verbo cutucar veio do Tupi!

Mais ou menos como o Caipora, parte de nosso folclore esquecido!
Acreditem ou não, mas ainda dentro da nossa capital São Paulo encontramos paisagens exuberantes e ambientes extremamente preservados! Da mata a campos nebulares, vegetação que provavelmente cobriu a maior parte da cidade e grande São Paulo. Os nomes São Paulo dos Campos de Piratininga e São Bernardo da Borda do Campo pode nos dar essa ideia!

A trilha do Mirante do Curucutu é uma trilha circular e no caminho, passaremos pela Trilha da Bica, com água potável e fresca!

Em dias claros, do mirante conseguimos avistar a cidade de Itanhaém, Peruíbe e Juréia! Venha conosco conferir um lugar incrível de tirar o fôlego!!!



Distância: 3 km
Nível: Intermediário

Consulte próximas saídas:

Whats: 974535850 Bruna Gramolelli
E-mail: trilhegal@gmail.com
https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/