quinta-feira, 17 de março de 2016

Curucutu - Trilha do Mirante

Venham conosco conhecer esse lugar sensacional!!! 

Curucutu é um dos maiores núcleos do Parque Estadual Serra do Mar e abrange 4 municípios: São Paulo, Juquitiba, Mongaguá e Itanhaém. Foi criado a partir da antiga Fazenda Curucutu, desapropriada em 1958, quando a principal atividade realizada em seus limites era a produção de carvão vegetal.

Afinal, o que significa Curucutu?! Há duas versões interessantes para o nome. 

A primeira versão é o nome dado pelos Guaranis a um tipo de coruja, provavelmente a Corujinha do Mato. O nome é a onomatopeia de seu canto, clique na foto para ouvir!


A segunda versão, mais questionada, é uma lenda onde um menino indígena, montado numa anta, corria com uma zagaia (tipo de lança) na mão, espantando a caça dos caçadores. Do Tupi "Kurumi" + "Kutuk¨", menino que cutuca "Kurukutu". Surpresos?! Isso mesmo, o verbo cutucar veio do Tupi!

Mais ou menos como o Caipora, parte de nosso folclore esquecido!
Acreditem ou não, mas ainda dentro da nossa capital São Paulo encontramos paisagens exuberantes e ambientes extremamente preservados! Da mata a campos nebulares, vegetação que provavelmente cobriu a maior parte da cidade e grande São Paulo. Os nomes São Paulo dos Campos de Piratininga e São Bernardo da Borda do Campo pode nos dar essa ideia!

A trilha do Mirante do Curucutu é uma trilha circular e no caminho, passaremos pela Trilha da Bica, com água potável e fresca!

Em dias claros, do mirante conseguimos avistar a cidade de Itanhaém, Peruíbe e Juréia! Venha conosco conferir um lugar incrível de tirar o fôlego!!!



Distância: 3 km
Nível: Intermediário

Consulte próximas saídas:

Whats: 974535850 Bruna Gramolelli
E-mail: trilhegal@gmail.com
https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/


0 comentários:

Postar um comentário