terça-feira, 28 de maio de 2019

Você sabe se vestir para uma trilha?

Fundo foto criado por kues1 - br.freepik.com
Por Bruna Gramolelli, em 28 de Maio de 2019.

Sua vestimenta dependerá do clima, vegetação, relevo e nível de dificuldade onde irá trilhar. Aqui estamos tratando de trilhas em nosso imenso e lindo Brasil.

Na primavera/verão o ideal são roupas leves e tecidos que controlem a transpiração, calor e sequem rápido. Hoje em dia há várias tecnologias, como os tecidos Dry-FIT (Tecnologia Inovadora Funcional), que são muito usados em camisetas e algumas marcas já possuem proteção solar no próprio tecido. Para calças o ideal é o tecido "Tactel", que também absorve o suor e seca com facilidade e há modelos de calças que possuem ziper nas pernas e "viram bermuda", uma ótima sacada, pois você terá 2 peças de roupa em uma só!

Camiseta Dry FIT e calça de Tactel
Agora se a trilha for muito fechada com vegetação espinhosa, o ideal é usar calças de tecido Rip Stop (do Inglês "Parar Rasgo"), são mais grossos que o Tactel e mais difíceis de rasgar, caso um espinho faça um furo, esse não aumentará com o passar do tempo; mas em contra partida também demoram mais para secar.

Calça em tecido Rip Stop
Se a caminhada for em ambiente mais exposto, sem cobertura vegetal, é importante usar boné ou chapéu para proteger do sol e também óculos escuro.

Mudando a estação para outono/inverno seu "guarda-roupas de trilha" também precisará de mais algumas peças importantíssimas para essas épocas mais frias, já que normalmente as trilhas são em montanhas, que ficam mais expostas ao vento e algumas possuem altitudes mais elevadas, o que faz diminuir ainda mais a temperatura.

Com as inovações que surgiram no mercado você pode se vestir em "camadas", dispensando casacos pesados e que limitam movimentos. Vejam abaixo como funciona:

1- Camiseta Dry-FIT: absorvem o suor e secam rapidamente, trazendo maior conforto.

2- Blusa Segunda Pele (1ª camada/Quechua): sua função é reter o calor, também é respirante, mantendo a pele seca.

3- Blusa ou Casaco de Fleece (2ª camada/Quechua): responsável por aquecer o corpo. É leve, macio e fica bem pequeno quando dobrado e não amassa! Também permite a respirabilidade.

4- Corta Vento ou Anorak (3ª camada/Quechua): jaqueta impermeável e sua função é apenas proteger da chuva e do vento, não possui função para aquecer. Também possui tecnologia para manter o corpo seco e são compactos e leves quando dobrados.

E não será só seu tronco que deverá ser protegido do frio, suas pernas e pés também!

Há a calça segunda pele que sugiro usar por baixo da calça de Rip Stop, que fica bem quentinho.

Já para as meias, o importante, antes de comprar é verificar sobre o aquecimento, transpiração e secagem rápida. Há boas meias da marca Quechua.

Ahhh e não esqueça da touca, luvas e bandana tubular, que você poderá usar de várias formas.

Demonstrando toucas, luvas e bandana tubular

Dicas úteis se você fizer um roteiro nas montanhas:
  • Use sempre protetor solar, o sol parece não queimar, mas queima!
  • Leve protetor labial ou manteiga de cacau e passe constantemente.
  • Bastão para caminhada: leve apenas se não houver escalaminhada na trilha, caso contrário irá atrapalhar.

Com essas dicas, basta escolher o destino de sua próxima aventura!





3 comentários: