terça-feira, 23 de abril de 2019

Bastão de Caminhada: usar ou não?


Man photo created by rawpixel.com - www.freepik.com

Por Bruna Gramolelli

Claro que deve usar o bastão de caminhada! Clique aqui e escolha a trilha para por em uso seu novo acessório!

Muitas pessoas desconhecem os benefícios do bastão de caminhada e tem preconceito em andar com ele na trilha. Realmente ele é pouco conhecido no Brasil, mas seu uso vem se expandindo cada vez mais por aqui.
Eu posso lhes assegurar que realmente a eficiência do bastão de caminhada ou stick é de grande importância numa trilha, trekking ou montanhismo.
Há vários modelos e normalmente o que muda entre eles é o material com que foi fabricado. Geralmente são leves, dobráveis e compactos.
Conheçam as utilidades do bastão:

ü  REDUZ FADIGA DAS PERNAS: nas subidas o bastão transfere parte do esforço para os ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas e também o stress nas articulações, principalmente do joelho.

ü  RITMO DE CAMINHADA: por distribuir o esforço entre pernas e braços, faz com que tenhamos um ritmo mais constante de caminhada, melhorando assim nosso desempenho.

ü  EQUILÍBRIO:  proporciona maior estabilidade ao andar em terrenos barrentos, atravessar riachos ou caminhar dentro deles, em terrenos íngremes ou com pedras.

ü  SEGURANÇA: por trazer mais estabilidade, evita torções e tropicões.

ü  REDUZ 25% A COMPRESSÃO SOBRE OS MEMBROS INFERIRORES: quando caminhamos em terrenos íngremes (subidas e descidas) exigimos muito de nossos joelhos e tornozelos, ainda mais se estivermos carregando peso. Estudos comprovam que o bastão de caminhada minimiza esse impacto em 25%.

ü  INSPEÇÃO DE TERRENO: podemos usar o bastão para nos certificarmos se o chão que iremos pisar está firme, ou até mesmo se há uma serpente escondida debaixo de folhas e arbustos que estejam no caminho, profundidade de uma poça ou charco, etc.ü  ACIDENTES: podemos usar o bastão como bengala ou tala, até conseguir ajuda adequada.

Existem outras utilidades, como a substituição de varetas de barraca (barraca Trekking 2 da Guepardo e a Flash 2 da Trilhas e Rumos), haste para bandeiras e o que mais sua imaginação permitir.

Como regular o bastão e usá-lo?

A altura do bastão deve ser regulada de acordo com seu braço e antebraço, que devem formar um ângulo de 90°.
Para subidas ele deve estar mais curto e para descidas, mais longo, de forma que ao tocar o chão, ele não ultrapasse a linha de sua cintura.
A forma correta de caminhar com o bastão (que pode ser um ou dois), é sempre apoiá-lo antes de movimentar suas pernas.
Alguns modelos podem ser de rosca, pinos travantes ou dobráveis. Eu particularmente prefiro os de pinos travantes, pois os de rosca geralmente travam e só conseguimos soltar com alicate e é recomendável usar um spray lubrificante para fazer uma limpeza, antes de montá-lo novamente.

E agora? Compro um ou dois bastões?

Para trekkings e trilhas longas em terrenos descampados, o ideal é usar dois bastões, agora se a sua caminhada será em terreno que terá que fazer escalaminhada em certos pontos, use apenas um bastão e deixe uma mão livre para auxiliar, segurando em rochas, raízes, etc.

Dica: Na ponteira do bastão há uma "capinha" de borracha, que deve ser retirada, pois a fixação no solo é melhor.


Agora que já sabe tudo sobre o bastão de caminhada, escolha sua próxima aventura para testar seu novo acessório!



0 comentários:

Postar um comentário