segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Trilha Praia 7 Fontes e Gruta do Pirata

Neste Domingo (17/08/14) decidimos conhecer a Praia das 7 Fontes e Gruta do Pirata em Ubatuba.


A previsão era de chuva, mas fomos presenteados com um dia maravilhoso para uma trilha!

Chegamos no Saco do Ribeira e seguimos até a estradinha de terra que dá acesso às praias. 


Cruzamos a praia e pegamos a trilha sentido Praia do Flamengo. Dizem que é a mais limpa de Ubatuba, mas não achei tão limpa assim...

"Trilha", chegando na Praia do Flamengo
Antes de pegar a trilha que vai para a 7 Fontes, um cachorro (chamei ele de Tobi, pois todo cachorro que não conheço chamo carinhosamente desta forma, rs) saiu de uma das casas e começou a nos acompanhar, como se fosse o guia. 


A subida é mais acentuada e exigirá um pouco mais de esforço. Quando chegamos no topo, conseguimos avistar a Praia das 7 Fontes. Terminamos a descida e logo estávamos na areia. O trajeto até aqui levou 50 minutos para percorrer 3 Km. A trilha é muito fácil e em vários locais havia degraus de pedra e cimento.



O início da trilha para a Gruta do Pirata é uma subida íngreme, mas curta. A trilha é bem aberta até as caixas d´água, onde os moradores fazem a captação. Após este local, vários trechos estavam tomados por Avenca Brava, Capim Navalha e Bambu Lixa que gruda em tudo, no cabelo, na roupa e na pele. Só que ao esbarrarmos ou puxarmos para tirar, ele corta/queima. O ideal é ir de manga comprida e calça. Mulherada, não deixe a canela de fora, se não voltará toda ralada!



Depois de uns arranhões aqui e uns puxões de cabelo ali (maldito Bambu Lixa), de pularmos muitos galhos, troncos e de eu ter puxado o Tobi pelo rabo porque ele se jogou na ribanceira atrás de um lagarto (sorte que tinha muita vegetação e ele não despencou), chegamos a um riachinho.






Avistamos uma pedra enorme e a trilha continuava descendo lateralmente este riacho. Estava bem escorregadio, pois havia chovido a noite anterior. Após passarmos por várias formigas e a Mari ter levado algumas picadas, atravessamos o riacho e avistamos o costão rochoso. 


 Levamos uma corda, mas já havia uma amarrada na árvore. Evitamos a fadiga e usamos a corda que estava lá (claro, após conferir se ainda estava ok) 




Descemos o costão, e seguimos para a entrada da Gruta do Pirata! 

Uma das 7 Fontes
Entrada para a Gruta do Pirata
Na volta, paramos no quiosque da Praia das 7 Fontes!


Consulte próximas saídas e venha com a TrilheG.A.L. nessa aventura!

Whats: 11 974535850 - Bruna
E-mail: trilhegal@gmail.com
https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/
www.trilhegal.com.br






2 comentários:

  1. parabéns, se possível, visitem http://trilharnobrasil.blogspot.com
    Guarujá, SP - RMBS

    ResponderExcluir
  2. e no facebook o grupo PÉ NAS TRILHAS DO LITORAL (https://www.facebook.com/groups/104136556351934/)
    Guarujá, SP - RMBS

    ResponderExcluir