quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como Escolher uma Bota para Trekking?


Parece uma missão impossível escolher uma bota entre tantas marcas e modelos, não é mesmo?

Se tiver boas dicas, essa tarefa será trabalhosa, mas não tão difícil assim!
O que precisa ter em mente é que uma bota deve ser confortável e resistente. E como descobrir se ficará confortável no pé? Simples: provando! Experimente vários modelos e ande bastante pela loja.
Outro ponto que é necessário atenção, é que numa caminhada os pés incham e normalmente as meias para trekking são mais grossas, então se seus dedos ficarem encostando na biqueira é melhor levar um tamanho maior.
Mas quais características uma boa bota deve ter?
  • Solado: deve ser espesso, com cravos e ranhuras para evitar escorregões. Solado Vibram é uma das melhores marcas no mercado, mas também há outras como a Contagrip, Carbon X Grip, Amazonas, etc.
  • Leveza: quanto mais leve, maior agilidade e velocidade terá. Com a tecnologia atual existem muitos materiais leves e resistentes.
  • Impermeabilidade: para transpor riachos que não ultrapassem a altura do cano, poças de água/lama. Legal manter o pé seco!
  • Transpirabilidade: auxilia no controle da temperatura e umidade interna. É importante haver a marca/tecnologia Gore-tex, Climatex, HydroSeal, Sympatex, Outlast, etc.
  • Biqueira Reforçada: maior durabilidade para o calçado e maior proteção para seu pé. Sabe aqueles tropicões, né?
  • Reforço de Tornozelo: protege contra torções.
  • Palmilhas: tecnologias como Comfort Fit, Ortholite, entre outras trazem maior conforto.
                        Lembrem-se: equipamento é investimento!

Avaliações sobre as marcas:

Se pesquisar na internet verá que nenhuma marca se salva das reclamações. Defeitos podem ocorrer, então avalie o custo x benefício, a forma que a empresa solucionou o problema do cliente, experimente e faça sua escolha!

Já tive uma Salomon (não lembro o modelo) e com pouco mais de 1 ano de uso o solado descolou inteirinho na Travessia Castelhanos x Bonete, sorte que já estava no final. Mas conheço muita gente que considera como melhor marca no Brasil.

Tenho uma Timberland Trail Dust e a aderência sobre rochas é péssima, escorrega demais, mas para andar na terra atende as expectativas.



Meu brother também tem uma Timberland Chochorua 6 200G WP. É bem leve, pesa 200 gramas, é impermeável, mas a aderência sobre rochas também é ruim, além de esquentar e em apenas 2 vezes de uso começou descolar. Mas como foi adquirida numa promoção, ainda está valendo a pena.



Recentemente comprei uma Vento/Nômade Titã, é extremamente confortável, estável (até sobre rochas), solado Vibram, biqueira e tornozelo reforçados mas a impermeabilidade deixa a desejar, fora que com menos de 10 vezes de uso a lateral do solado está descolando.

Pesquisei entre colegas de trilha e vejam os comentários:

Thiago Henrique Baiões
Uso Bull Terrier Adventure Sports, é resistente, grande durabilidade, boa aderência ao solo (exceto limo e muita lama), mas não é muito confortável, porque é meio dura e um pouco pesada. Pelo preço acessível vale a pena.




Ana Caroline Ferreira
Adquiri recentemente a Quechua Forclaz 500 Feminina (marca exclusiva da loja Decathlon) e acredito que ela responda bem ao quesito custo x benefício. Uso calçados entre os números 35 e 36 e a que comprei no número 35 se encaixou perfeitamente ao meu pé. Ela não é muito justa, o que permite o uso de meias mais grossas, que proporcionam um conforto maior, principalmente na região do tornozelo. O solado é satisfatório em diferentes terrenos, como rochas secas e molhadas, lama e gramado. Quanto a impermeabilidade, ainda não tive a oportunidade de testar de forma efetiva, mas nas poucas vezes em que precisei colocar o pé na água (rapidamente), ela de fato não permitiu sua entrada. É um modelo leve, porém dá estabilidade ao pé, permitindo uma caminhada com segurança. O bico dela não é tão duro quanto o de outros modelos, nem o cano é tão alto, então mesmo que ainda não tenha me machucado, pode ser que em um terreno que exija mais proteção ao pé, ela deixe a desejar.

Osiel Coelho
Faz pouco tempo que comprei a The North Face Storm Mid WP e estou gostando bastante. É leve, confortável, impermeável, solado Vibram, traz segurança na caminhada porque é bastante estável. Só demora para secar quando molha totalmente (watertrekking).


Anderson Andrade
A bota The North Face Wreck Mid GTX é leve, impermeável, transpirável, projetada com a tecnologia Gore-tex e um solado de borracha Vibram. Além disso, ela é muito confortável. Antes de comprar, pesquisei acerca dessas tecnologias, como ela é da coleção anterior, comprei por um preço abaixo da media, valeu pelo custo benefício. Ela também tem um design legal. Apesar de ler na internet que a faixa vermelha no solado vai desgastar, mas impacta apenas no visual.
Antes de comprar essa nova, eu tive outra bota Timberland. Eu pesquisei a respeito para comprar da mesma marca, mas identifiquei alguns comentários negativos, afirmando que a Timberland perdeu um pouco da qualidade nos últimos anos. Principalmente sobre o solado.



0 comentários:

Postar um comentário