quarta-feira, 22 de julho de 2015

AS CACHOEIRAS DA FUMAÇA, GRAMPOS, ESCONDIDA E CRISTAL SEMPRE FORAM PROIBIDAS, MAS AGORA ESTÃO COM FISCALIZAÇÃO INTENSA E NINGUÉM DEVE ACESSAR O LOCAL, RISCO DE AUTUAÇÃO! (Informação de Janeiro/2016)



De uma conversa com um amigo, o Sulivan, apareceu a chance de fazer a travessia da Ferradura da Fumaça. Como ele é morador da região, conhece bem para aquelas bandas!
Depois de tudo combinado, saí de casa 6:30 da manhã, peguei o Sulivan no caminho e chegamos em frente ao antigo Clube da Solvay às 8:30hs, onde deixamos o carro estacionado. Andamos aproximadamente 1 km pelo acostamento da Rodovia Dep. Adib Chammas em direção à Paranapiacaba e entramos para a trilha da Cachoeira da Fumaça.

Entrada para a Trilha da Cachoeira da Fumaça
Os primeiros 6 km são praticamente planos, com locais alagados e atoleiros. A trilha é bem demarcada no chão, apesar da vegetação estar estreitando o caminho em vários trechos. Aconselho ir de manga comprida.


Após passar o primeiro poço (chamado de Prainha da Fumaça), a trilha continua seguindo a margem esquerda do rio. Continue caminhando, avistando sempre o rio à sua direita.


Mais para frente, à esquerda, há um mirante da cidade de Cubatão. Aproveitamos o visual para umas fotos e beber água. 



Em seguida, continuamos descendo a trilha. Chegando no riacho, há 2 opções: ou caminhar em seu leito ou cruzá-lo e pegar a trilha em sua margem direita. Escolhemos a trilha, que acaba em uma "bifurcação de riachos" (rs). O que vem da direita, tem uma cachoeirinha simpática, mas não é a Fumaça.



Siga o riacho da esquerda e logo avistará o horizonte, parecendo que o chão acaba! Pronto, chegamos na Fumaça.


Muito cuidado aqui! Não abusem da adrenalina querendo ir até a queda, pois esse local é extremamente perigoso e já foi palco de vários acidentes e grupos perdidos.


Depois de algumas demonstrações do Sulivan, indicando laaaá em baixo para onde seguiríamos, pegamos a trilha de novo, que sai do lado esquerdo da Fumaça (olhando para o horizonte, siga à esquerda). Logo avistará, à direita, uma trilhazinha de barro íngreme, mas muito íngreme mesmo! Esteja com suas mãos livres para apoiar e dar mais firmeza.

Quando começa ficar plano, é sinal que está chegando na base da Cachoeira da Fumaça! Mas não pense que ficará mais fácil, pois fácil foi só o dia de ontem! kkkk



Continue descendo mais um pouco (da trilha que veio) e observe do outro lado do curso de água, onde a trilha continuará pela mata, até chegar em um poço com uma queda. 


Continue pela trilha na mata, sempre na margem direita, passará por mais um poço, até chegar o Portal do Vale da Morte*, o encontro dos 3 rios: o que vem da Fumaça (Rio da Solvay), o que vem da Cristal (Rio das Pedras) e o Rio Vermelho. Primeiro avistará a queda do Rio Vermelho à direita e um pouco mais abaixo verá o rio que vem da Cachoeira Cristal.

*Vale da Morte: este nome surgiu na década de 80, quando Cubatão recebeu o título da ONU como cidade mais poluída do mundo.  Referia-se ao Vale do Rio Mogi que atravessa todo o pólo industrial.
Cubatão conseguiu enfrentar seus problemas ambientais com sucesso e foi considerada pela ONU como "Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental".
O "Vale da Morte" migrou para o Rio da Onça, pois devido a todos os seus acidentes geográficos, como canyons, enormes cachoeiras e poços profundos presenciou fatalidades com grupos de pessoas despreparadas e imprudentes que tentavam transpô-lo, descendo a Serra do Mar, rumo a Cubatão.

Passamos por um vão entre as pedras e descemos um pouquinho até um enorme poço!




Aproveitamos a parada para comer e nadar um pouquinho, em suas águas estupidamente geladas!



Voltamos pelo vão que passamos, iniciamos a subida pela direita do curso de água e logo depois cruzamos e subimos pela esquerda, que é menos difícil. Escolhemos subir sempre pelas pedras, mas há trilhas bem batidas pela mata, mas para pegar essas trilhas, deve-se atravessar várias vezes o rio.


Fomos deixando o Vale da Morte para trás e um lindo visual da Cachoeira da Fumaça, que desenha o morro onde cai.





Depois de muita escalaminhada (quem tem muito medo de altura ou não tiver prática nenhuma de andar sobre pedras, não vá!), alcançamos a Cachoeira Escondida (à esquerda), onde tinha um pessoal fazendo rapel.




De frente para a cachoeira, a trilha fica à direita. Seguimos subindo e logo à direita avistamos a Cachoeira Cristal.



Continuamos subindo e saímos num pequeno poço com uma quedinha e para não perder o costume, ignoramos a trilha e fizemos nossa última escalaminhada.
Eis que surge a visão do "inferno", uma meia dúzia de barracas, com um pessoal sem noção, restos de fogueira e lixo pelos cantos. Atravessamos a "área de camping" e avistamos o Lago Cristal... Nem foto tiramos, pois estava cheio...

Fico muito chateada de encontrar grupos que ainda agem dessa forma com o meio-ambiente...

Contornamos pela esquerda e seguimos a trilha beirando o riacho, de onde começamos recolher lixo: garrafas e pacotes de bolacha vazios, pé de chinelo, etc. No final pegamos a trilha de pedras à direita. Aproximadamente em 10 minutos encontramos uma "ponte" (um tronco sobre um tubo de concreto usado para canalizar rio) e a cruzamos. Seguimos todas as bifurcações da trilha à esquerda e na estrada de terra seguimos à direita até a Rodovia Dep. Adib Chamas. Seguimos para a direita novamente até onde o carro estava estacionado.

Foram aproximadamente 11 km de trilha e 5:30 hs de percurso total, incluindo todas as paradas.


EQUIPAMENTOS IDEAIS PARA ESTA TRILHA:

Vestimentas
  • Calça (cobrindo toda a perna, nada de legging)
  • Camiseta de manga comprida ou gandola
  • Bota para trilha (cano alto)
  • Boné ou chapéu
  • Roupa de banho, se for entrar na água, caso contrário, roupas íntimas confortáveis.
Dentro da mochila de ataque
  • Repelente
  • Protetor Solar 
  • Câmera e/ou filmadora
  • Cantil, Garrafa ou Squeeze (com água)
  • Alimentos: barrinha de cereal, fruta in natura (indico maçã), frutas secas, castanhas ou chocolate (energia), lanche frio, suco de caixinha. Claro que não é necessário levar tudo isso, escolha de acordo com sua preferência.
Dicas
  • Endomondo: usamos este aplicativo de celular para medir a distância, tempo e o traçado do caminho 
  • Se não forem com carro próprio e dependerem de transporte público na volta, sugiro que levem mais uma muda de roupa e um calçado, pois irão molhar.
  • Mesmo podendo não ser necessário, mas por precaução é bom levar um kit de primeiros-socorros, lanterna, corda, bússola ou GPS e faca. Nunca se sabe o que pode acontecer...
ATENÇÃO!
  • TRILHA DE NÍVEL DIFÍCIL, NÃO RECOMENDADA PARA INICIANTES
  • Repito: quem tem muito medo de altura ou NÃO tem prática em escalaminhada, não vá para essa trilha! 
  • Região propícia a ter TROMBAS D´ÁGUA, fiquem atentos com o previsão do tempo! Mesmo estando sol; se chover na cabeceira do rio corre-se o risco de alagamento repentino.
  • CUIDADO ao caminhar sobre as pedras (não tenha pressa), pois há muitos locais escorregadios. Use as mãos para apoiar e na dúvida, se o melhor caminho for pela água, é melhor se molhar do que arriscar levar um tombo.
  • Não ingira bebidas alcoólicas, nem use substâncias que alterem o estado físico e psicológico.
  • Oficialmente essa trilha é proibida, devido a todas as ocorrências, como: incidentes podendo levar a morte, grupos perdidos ou presos por causa de trombas d´água, mas não encontramos nenhuma fiscalização.
  • Também é proibido acampar na região, mas como há fiscalização, tem vários locais que viram campings.
  • Leve seu lixo e se possível, recolha o que encontrar pelo caminho também. A natureza agradece!

3 comentários:

  1. Já fiz até o lago do cristal de bike com os cunhados e vou fazer do cristal até Cubatão de bike( aventurassupertramp)

    ResponderExcluir
  2. Já fiz até o lago do cristal de bike com os cunhados e vou fazer do cristal até Cubatão de bike( aventurassupertramp)

    ResponderExcluir