Pertencente à Santo André, Paranapiacaba, que em Tupi significa "Lugar de onde se vê o mar", é uma charmosa vila em estilo vitoriano que nasceu junto com a construção da 1ª ferrovia que ligava Jundiaí à baixada Santista e era destinada a escoação do "ouro verde" do Brasil, o café.
Se estiver de carro, estacione na parte alta da cidade, haverá vagas demarcadas no chão e pessoas que anotam a placa e cuidam do seu veículo, aí é só dar um dinheiro na volta, ou poderá acessar a parte baixa da vila pela estrada de terra (7 km), à esquerda na Rodovia Dep. Antonio Adib Chammas (há placa indicando).
Agora se for de transporte público, descerá na estação de Rio Grande da Serra (Linha 10 - Turquesa) e pegará o ônibus para Paranapiacaba, que o deixará parte alta.
Se parar na parte alta, desça a rua da igreja e vá na direção da passarela que cruzará os trilhos, continue à esquerda quando acabar a passarela, até a AMA (Associação de Monitores Ambientais), onde conseguirá um monitor para te acompanhar. Todas as trilhas em Paranapiacaba devem ser feitas com acompanhamento de monitores ambientais.
Prepare-se que será só subida. Mais alguns minutos e avistará a guarita e a cancela, onde o monitor se identificará.
Depois de mais subida, à direita, haverá uma placa e uns bancos de madeira, indicando a entrada para a Trilha do Mirante.
A estradinha ficará para trás, agora seguirá numa trilha mesmo e não haverá mais subidas puxadas. Na bifurcação, siga à direita. Passará por um paredão de pedra à esquerda, chamada Pedra do Índio, aí você pode deixar sua imaginação fluir... Eu vi um gorila e um ET, mas tem quem veja um índio, por isso o nome da pedra.
Claro que não poderiam faltar as fotos para registrar o momento! Após vários "clicks" e respirarmos fundo, pegamos a trilha de volta e chegamos na vila a tempo de almoçar!
Apesar da subida, achamos a trilha fácil, com 4 km ida e volta.
As indicações foram o Bar da Zilda, ou o Bar do Beto. Preferimos o Bar do Beto (descendo a rua, entrar a direita depois da AMA (parece um quintal, é a porta bem de frente).
Comida caseira e caprichada, com direito a degustação de doce de abóbora! Aproveite também para provar a geleia de cambuci. Eu acabei comprando um pote!
Com certeza é um lugar apaixonante que voltarei mais vezes, pois ainda há muito o que conhecer!
Consulte próximas saídas e venha com a TrilheG.A.L. nessa aventura!
Whats: 11 974535850 - Bruna
E-mail: trilhegal@gmail.com
https://www.facebook.com/trilhe.garantindoaliberdade/
www.trilhegal.com.br
Trilha do Mirante - Paranapiacaba