domingo, 3 de janeiro de 2016

Cachoeira da Pedra Furada

CACHOEIRA COM ACESSO PROIBIDO E FISCALIZAÇÃO

Nossa aventura do dia 13 de Dezembro foi a já tão conhecida Cachoeira da Pedra Furada.

Chegamos por volta das 9 horas da manhã e deixamos o carro estacionado próximo ao bar da balança no km 77. Estávamos nos preparando para sair, quando um cachorrinho muito simpático começou a nos acompanhar.

Começamos nossa caminhada sentido litoral pelo acostamento da Rodovia Mogi-Bertioga, o melhor a se fazer é atravessar a Rodovia com muito cuidado e andar no acostamento da pista de subida, assim terá uma melhor visualização dos veículos.

Depois de andarmos exatos 3.440 km chegamos no local da entrada da trilha. Olhando na Rodovia, sentido litoral, avistamos essa placa:

Depois de entrar na trilha, pegue a direita e continue sempre na principal, de terra bem batida. No começo é bem descampado, mas depois a vegetação torna-se um pouco mais alta, várias vezes cruzamos com áreas de mangue e como o terreno é plano e havia chovido no dia anterior, estava bem encharcado. O Tobi (cachorro que nos seguiu) se divertia muuuito correndo freneticamente de um lado para o outro nos atoleiros.

Quanto mais adentrávamos a trilha, mais a mata ficava alta. Passamos por uns tocos de árvore colocados no solo, que provavelmente devem servir para facilitar a caminhada e também proteger o meio ambiente.

Cruzamos um riacho e saímos no poço da parte de cima da cachoeira, que estava com suas águas marrons e correnteza (infelizmente), devido às chuvas do dia anterior.

Poço da parte de cima da cachoeira
Depois de 3 km da estrada e aproximadamente 1 hora de trilha, chegamos na base da cachoeira, que possui um poço, mas não é muito fundo. Pra falar a verdade, a água marrom era bem pouco convidativa... Quero voltar lá para ver a água vazando apenas através da pedra e não transbordando por cima! Pedra Furada, até qualquer dia!

EQUIPAMENTOS IDEAIS PARA ESTA TRILHA:

Vestimentas
  • Calça
  • Camiseta
  • Bota para trilha
  • Boné ou chapéu
  • Roupa de banho, se for entrar na água, caso contrário, roupas íntimas confortáveis.
Dentro da mochila de ataque
  • Repelente
  • Protetor Solar
  • Câmera e/ou filmadora
  • Cantil, Garrafa ou Squeeze (com água)
  • Alimentos: barrinha de cereal, fruta in natura (indico maçã), frutas secas, castanhas ou chocolate (energia), lanche frio, suco de caixinha. Claro que não é necessário levar tudo isso, escolha de acordo com sua preferência.
Dicas
  • O local não possui banheiros
  • Vá cedo, pois essa cachoeira é bastante frequentada e a partir do meio dia começa a lotar
  • Endomondo: aplicativo de celular para medir a distância, tempo e o traçado do caminho
  • Importante levar, mesmo não sendo utilizado: kit de primeiros-socorros, lanterna, corda, bússola ou GPS e faca. Nunca se sabe o que pode acontecer...
ATENÇÃO!
  • Fiquem atentos com o previsão do tempo! Mesmo estando sol; se chover na cabeceira do rio corre-se o risco de tromba d´água.
  • CUIDADO ao caminhar sobre as pedras na cachoeira
  • Não ingira bebidas alcoólicas, nem use substâncias que alterem o estado físico e psicológico.
  • Leve seu lixo e se possível, recolha o que encontrar pelo caminho também. A natureza agradece!