Dia 02/11/14, feriado de Finados é praticamente lei: todos os anos chove. Sem consultar nenhum site sobre clima, às 10hs da manhã, decidimos arrumar as coisas para fazer a Trilha da Cachoeira do Elefante, que é uma das quedas do Rio Itapanhaú, do Tupi " Y Tapuya Una" - Rio dos Forasteiros Negros. Nasce em Biritiba Mirim e após a acidentada região de serra, serpenteia a planície litorânea e deságua no Canal de Bertioga.
Trilha de nível moderado, 4 km (ida e volta), 2 hs de caminhada |
Como já era tarde, fomos direto para o mirante do km 86 da Rodovia Mogi-Bertioga. Na serra, baixou a neblina e começou garoar e aí pensamos: "já era a trilha", mas fomos até o mirante para ver as condições.
Um grupo bem grande estava no local e tinha acabado de fazer o percurso completo, desde o Km 81. Trocamos algumas informações e decidimos descer, pois a garoa e a neblina tinham dado uma trégua.
O início da trilha é bem visível, não há erro. Às 14:10 h começamos andar e a primeira descida é bem íngreme, mas é uma "escada" formada por raízes, que facilita a caminhada.
Chegamos ao Rio Itapanhaú, tiramos algumas fotos e estávamos procurando o local mais raso para cruzar o curso d´água, que é uma laje de pedra (já tinha lido no relato do Augusto - Trilhas e Trips). Nem tivemos o trabalho de procurar, pois 2 rapazes que estavam sentados nas pedras nos mostraram o caminho e nos ajudaram a atravessar. A pedra não é escorregadia e a correnteza não estava muito forte, pois a seca em São Paulo está feia! Mas segue uma dica: olhe bem onde vai passar, pois a rocha não é "retinha", deve passar pelos lugares mais altos e também arrastar o pé e não levantá-lo, facilita no equilíbrio.
Continuamos a trilha do outro lado do rio, que segue para a direita. Como já disse a trilha é bem demarcada e estava bastante "pisoteada", não tivemos dificuldade de navegação. Em um ponto, parece que a trilha continua em frente, mas deve-se descer um barranco à direita.
Toca usada para bivaque à esquerda na trilha |
Porque chama Cachoeira do Elefante?
Pessoal, a trilha estava relativamente limpa, mas é lastimável que nas áreas de camping as pessoas deixem lonas plásticas e lixo. Os rapazes que nos ajudaram, frequentam constantemente a cachoeira e relataram que já encontraram cobertores, lençóis, panelas e que sempre juntam o lixo e queimam quando acampam. Não é o mais correto a fazer, mas a quantidade de lixo é tanta que não havia como subir carregando tudo.
Sempre que posso, recolho o lixo deixado por terceiros e levo comigo, tudo em prol da Natureza!
EQUIPAMENTOS IDEAIS PARA ESSA TRILHA
Vestimenta
- Calça (cobrindo toda a perna, nada de legging)
- Camiseta
- Meias compridas, que cobram toda a canela
- Bota para trilha (cano alto)
- Boné ou chapéu
- Roupa de banho, se for entrar na água, ou caso contrário roupas íntimas confortáveis
Dentro da mochila de ataque
- Repelente
- Protetor Solar
- Câmera e/ou filmadora
- Cantil, Garrafa ou Squeezze (com água)
- Alimentos: barrinha de cereal, fruta in natura (indico maçã), frutas secas, castanhas ou chocolate (energia), lanche frio, suco de caixinha. Claro que não é necessário levar tudo isso, escolha de acordo com sua preferência.
Dicas
- Endomondo: usamos este aplicativo de celular para medir a distância, tempo e o traçado do caminho
- Mesmo podendo não ser necessário, mas por precaução é bom levar um kit de primeiros-socorros, lanterna, corda, faca, bússola ou GPS. Nunca se sabe o que pode acontecer...
- Se não forem com carro próprio e dependerem de transporte público na volta, sugiro que levem mais uma muda de roupa e um calçado, pois irão molhar.
ATENÇÃO!
- Não ingira bebidas alcoólicas, nem use substâncias que alterem o estado físico e psicológico.
- Região propícia a ter TROMBAS D´ÁGUA, fiquem atentos com o previsão do tempo! Mesmo estando sol; se chover na cabeceira do rio corre-se o risco de alagamento repentino.
- CUIDADO ao caminhar sobre as pedras (não tenha pressa), pois há muitos locais escorregadios. Use as mãos para apoiar e na dúvida, se o melhor caminho for pela água, é melhor se molhar do que arriscar levar um tombo.
- Leve seu lixo e se possível, recolha o que encontrar pelo caminho também. A natureza agradece!
- Não tem estrutura de apoio no local (lanchonete, banheiro, etc), apenas um estacionamento.
Oi Bruna.
ResponderExcluirSou grande fã do seu blog. Acompanho várias trips suas, muito louco mesmo, tô na maior vontade de visitar os picos que vocês já foram. Vou combinar com o pessoal aqui de Jundiaí, que rola o Tour Jundiahy que faz umas trips assim também, para vários picos inclusive. Quando rolar a próxima trip com a galera toda aqui vou entrar em contato com você.
Grande abraço, falou.
Oi Otávio! É só combinar!!!
ResponderExcluirNo lugar do "Tênis" de trilha, eu recomendaria uma Bota de trilha, que é bem melhor, confortavel e resistente.
ResponderExcluirabs
ok Renato, vou incluir a informação! Obrigada
ResponderExcluirEsta trilha que fizemos é bem tranquila, não há grandes dificuldades. Minha amiga foi de tênis e não teve problema nenhum, mas é claro que é sempre bom estar usando calçado adequado, de cano alto de preferência para evitar torções.
ResponderExcluirEu tenho dúvida em relação ao estacionamento... é pago? tem alguma segurança? obrigado!
ResponderExcluirOi Matheus! O estacionamento é usado para o pessoal parar e ver a cachoeira do mirante. Não é pago e não posso te afirmar sobre a segurança, mas deixei meu carro lá e não tive problema. Veja se consegue abrir esse link do google maps:https://www.google.com.br/maps/@-23.720048,-46.0374388,3a,75y,271.26h,68.5t/data=!3m6!1e1!3m4!1sLZ7M50MxOYQPf6mK6zMKow!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR
ResponderExcluirA imagem é um pouco antiga, pois hoje há uma mureta que separa o estacionamento da rodovia. Aviso: essa trilha é perigosa pela travessia do rio, que é bem largo e com essa época chuvosa pode estar fundo. Há alguns dias atrás até saiu uma matéria sobre um rapaz que faleceu nessa travessia, pois a correnteza estava forte e o rio com nível alto, então muuuito cuidado!
Olá Bruna, ainda sobre o estacionamento... Só é possível deixar o carro enquanto está no mirante? Gostaria de saber se consigo estacionar o carro e ir fazer a trilha e ficar na cachoeira.
ResponderExcluirBom dia Fernanda! Quando fui deixei o carro e fiz a trilha, mas a cachoeira é mais para contemplação do que para banho. Vai achar alguns poços no Rio Itapanhaú, que é o mesmo que você cruzará para chegar na cachoeira. Tinha mais uns 2 carros estacionados lá, também de pessoas que fizeram a trilha. A única coisa que não sei é se há fiscalização devido ao falecimento de um rapaz, pois legalmente essa trilha é proibida.
Excluir